22 agosto 2009

a hashtag que virou boato, piada de mau gosto e uma falta de bom senso generalizada

a sexta-feira amanheceu cinza e chuvosa. e dias cinzas tem um quê de tristeza no ar. uma sexta-feira triste, pouco produtiva e cinza.
ao longo do dia vi surgirem tweets estranhos e mais pro fim da tarde uma hashtag que indicava o silêncio, uma coisa solta no ar que ninguém explicava. cheguei a me atrever a perguntar de que se tratava mas nas minhas buscas vi posts no estilo "se não sabe, não se meta" ou ridicularizando quem "estava de fora". me calei, apaquei meus posts sobre o assunto e aguardei o que viria e o que vi foi uma montanha de especulação surgir com a disseminação da tag e a falta de informação se transformar numa série de boatos, piadas e bate-bocas que só desciam ao pior nível do desrespeito. tudo porque quem sabia o que estava acontecendo preferiu se calar o invés de esclarecer deixando para a massa a "difícil" tarefa de tirar suas próprias conclusões, o que obviamente não funciona. aprendi isso na escola de comunicação: a massa não pensa direito.
tornar um assunto de caráter pessoal uma hashtag pública sem o devido esclarecimento permitiu que pessoas bem intencionadas ficassem perdidas e as que gostam de uma avacalhação ganhacem espaço e repercussão com um assunto sério.
o twitter é um "bonde" que literalmente "se pega andando". se você não quer compartilhar algo não publique pois não é possível esperar que as pessoas se contentem com um "não é da sua conta". é da minha conta a partir do momento que está na minha home. é isso ou block. e informação incompleta só aumenta a dor de uma tragédia.

ps. relevem a pontuação caótica. eu penso assim e o meu revisor não estava disponível.

Nenhum comentário: